quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Módulo I - Aula 02 (MI - A2)

O que é fotografar?
Fotografar pode ser entendido como “capturar uma imagem”. Durante anos a humanidade retratou paisagens e pessoas pintadas em tela por grandes mestres da pintura e isto era apenas para poucas pessoas com condições para pagar o serviço. Depois temos a fotografia convencional e o cinema.

Antigamente – antes das máquinas digitais, a fotografia era cara, afinal, quem poderia sair por aí capturando qualquer momento e depois pagar por cada fotografia revelada sem ter a certeza que a mesma ficou realmente boa. A fotografia digital veio para que pudéssemos fotografar desde uma festa de aniversário ou várias tiras (cabrechos) de sandálias vendidas em uma feira.
Foto: Em feira tudo é possível - Lucas Filho.
Hoje com as câmeras digitais, temos a possibilidade de ver, registrar, apreciar, deletar e começar tudo de novo de uma forma mais prática.

Temos pessoas comuns como você e eu que temos uma câmera digital que só serve para as festas em família ou um passeio para longe de nossa casa. Raramente colocamos a nossa câmera dentro de nossa mochila e saímos por aí buscando uma imagem a ser capturada. E quantos momentos não deixamos de registrar no nosso dia-a-dia? Na ida ao trabalho, na visita à casa de um amigo?

Em outros momentos, temos até mesmo vergonha de tirar a câmera da bolsa e usar por aí. Afinal, sair de sua casa em dia de lua cheia e com sua compacta câmera digital fotografar a lua (por favor sem flash tá) pode parecer meio estranho para os vizinhos – “olha só, doido para ser fotógrafo” – é o que ouviria.

Se tivesse uma máquina profissional, faria isto é com orgulho para mostra aos seus vizinhos o “tamanho” do seu equipamento. Sei também que há lugares e lugares que podemos fotografar por conta da violência dos dias de hoje. E em muitos casos a “busca da imagem perfeita” pode ser feita em sua própria casa. Seja as plantas do jardim, o sofá na sala, a cama no seu quarto ou um par de sapatos esquecido no quintal
Foto: Sapatos ao sol – Lucas Filho.

O que devemos ter em mente é que, depois que temos uma noção de fotografia, tudo parece ser “fotografável” e realmente é. Vai depender da luz, do ângulo, da composição e do que você realmente deseja comunicar com a sua fotografia.

Eu adorava ver revistas com mulheres bonitas, depois que fiz os meus cursos de fotografia e aprendi a usar programas como o Gimp e Photoshop, descobri que muitas das mulheres bonitas (homens também, mulheres não se enganem!) nada mais são – em sua grande maioria, pessoas comuns que tiveram uma “ajudinha” do fotógrafo, do maquiador e dos programas de edição de imagens.

O que você deve saber sobre a fotografia é que a imagem não espera por você. Certa vez, estava em um parque em minha cidade (Parque das crianças – Fortaleza-Ceará) e perdi uma das imagens mais legais que eu poderia ter feito.

Era mês de outubro e havia no parque as comemorações do mês da criança. Sentado em um banco da praça havia um senhor olhando para dentro de sua maleta tipo “007”. No canto do banco, um pouco acima da cabeça dele, a figura de uma cabeça de um palhaço olhava para dentro de sua pasta todo sorridente. A imagem que eu tinha era de que a pasta guardava segredos e que o “palhaço” estava desvendando tudo.

Na época tinha uma câmera analógica semi-profissional com uma lente comum. Tive então que me aproximar muito da cena e ajustar melhor a câmera. Resultado, o senhor me viu com a câmera na mão, sorriu, disse que era tímido, fechou a sua maleta e saiu. Depois disso, “juro” que vi o palhaço olhar para mim com o mesmo sorriso como se falasse: “vacilão!”

Fotografar é uma arte. Para alguns um dom. Para outros serve para não cometer alguns erros básicos que depois de fazer este curso espero que não cometamos mais. Guarde as fotos que você já fez antes deste curso. Depois de cada assunto estudado, refaça as mesmas imagens e compare-as. Desta forma você mesmo poderá ver quais erros você mais cometia antes de ter as noções de fotografia.

As imagens de exemplo de nossa apostila acompanham o seu grau de conhecimento, então tentaremos não usar recursos que você ainda não viu nas imagens de exemplo, assim, as suas fotos poderão se igualar as mostradas aqui.




Cuidados com a sua câmera digital
Muitas pessoas compram uma câmera digital e saem por aí para cima e para baixo com elas. Sempre faça isto, mas ao chegar em casa simplesmente não a deixe jogada em qualquer lugar pois se sempre fizer isto, é provável que a mesma em um curto espaço de tempo já comece a apresentar defeitos.

Estojo
Algumas câmeras são vendidas com um estojo. O problema é quando este é apenas de tecido ou algum material pouco resistente. Em uma loja “ching-ling” (produtos chineses baratos), podemos encontrar estojos mais resistentes.
Foto de um estojo plástico com alça e que tem o seu interior aveludado.
Opte por estojos que tem material plástico desta forma serão mais resistentes a quedas. E que no seu interior tenha veludo ou algum material bem macio para evitar arranhões na sua câmera.

Embora o estojo pareça ser o lugar mais seguro do mundo para a sua câmera, não devemos deixá-la por lá por longos períodos de tempo se não usa a câmera com frequência. Ou você a guarda em outro local ou coloque dentro do estojo um produto como sílica-gel.


Correia ou Alça de segurança
Um outro cuidado que devemos ter com as nossas câmeras é o uso da Correia ou Alça de segurança. Fixada na câmera a envolvemos em nossa mão sempre antes de fotografar ou quando estiver com a câmera em “repouso”.

A Alça de segurança, além de proteger de possíveis deslizamentos da câmera de suas mãos, pode impedir que “o dono da sua câmera” passe correndo e puxe a mesma na hora da foto, já que você estará concentrado na imagem a ser fotografada.


Na imagem acima, temos o destaque para a Alça de segurança.

Outras dicas de cuidados com a sua câmera estão em nossa apostila digital, adquira a mesma e veja que acidentes podem ocorrer e como prevenir e agir quando os mesmos acontecerem.

Uso da câmera na praia
Dia de sol, bronze, aquele camarão que fará inveja a todos. Você tira a sua câmera da bolsa e sai fotografando sem se preocupar com nada. E como você é um frequentador assíduo de praias, sempre leva a sua câmera. Depois de um tempo começa a ouvir mais sons do que de costume no avanço ou recuo da lente. Também quando abre ou fecha o compartimento das pilhas e se pergunta: “o que está acontecendo?”

Quando vamos a praia principalmente em dias com fortes ventos, é quase que impossível que grãos de areia não entrem na câmera. Neste caso, sempre que voltar da praia, faça uma limpeza em sua câmera. Para isto compre em uma loja de desenho um pincel bastante macio ou produtos próprios para limpar câmeras.

Abra o que você poder abrir (sem o uso de chaves de fenda) e pincele delicadamente removendo qualquer vestígio de areia que possa haver. Vá assoprando também sempre olhando os menores orifícios que encontrar. Demais dicas em nossa apostila digital, adquiria a sua: lucascoe@gmail.com




Posições do fotógrafo
Assim como um açougueiro sabe manusear as suas facas, nós fotógrafos profissionais ou amadores, devemos saber como nos posicionar mais confortavelmente para as nossas fotos. Embora algumas fotografias pareçam belas aos nossos olhos, nem sempre o fotógrafo estava em uma boa posição.

Não quero que você siga a risca tudo o que for lido aqui. Estas recomendações servirão apenas como base. A melhor forma é aquela que você se sente bem.

Segurar a câmera
No esquema abaixo tem uma “sugestão” de como devemos segurar a nossa câmera.


  1. O dedo indicador da mão esquerda fica sobre a câmera;
  2. O polegar da mão esquerda fica na parte de baixo da câmera para dar apoio;
  3. O dedo indicador da mão direita fica sobre o botão de disparo;
  4. O polegar da mão direita fica na parte de trás da câmera para dar apoio (em algumas câmeras há inclusive uma depressão na mesma para isto).

Veja que a câmera “repousa” dentro da mão direita. Os demais dedos desta mão – que estão na parte da frente da câmera, ajudam na sustentação da mesma.

Os demais dedos da mão esquerda, em algumas situações de sol intenso e possíveis reflexos do mesmo na lente, podem agir como uma “sobrinha” evitando o reflexo do sol para dentro da lente da câmera.


Posições do corpo
Embora não se tenha nenhuma regra de qual posição devemos ficar para fotografar, uma única deve ser levada em consideração: “Se eu ficar de cabeça para baixo, dependurado pela perna esquerda e segurar a câmera apenas com uma das mãos... eu consigo fazer esta foto!” Então está será a posição correta para a sua foto : )

Não tenha vergonha de se deitar no chão, ficar de ponta de pé. Se abaixar, se pendurar. Só não esqueça de que: por mais bela que possa parecer uma imagem, devemos ter sempre muito cuidado para não ocorrer nenhum acidente. Vale uma foto perdida do que nunca mais fotografar ; )

Nas caçadas fotográficas iremos demonstrar diversas posições de como fotografar. Adquira a nossa apostila e participe!

Iluminação I
A luz é o fator que mais influencia em uma imagem fotográfica. A própria formação da imagem a ser fotografada só acontece devido a iluminação. É com a mesma que os sensores existentes em sua câmera fotográfica captam a luz transformado-a em imagem.

A maioria das câmeras fotográficas digitais possuem um dispositivo chamado Fotômetro. Ele é responsável em medir a quantidade de luz do ambiente e indicar através do Monitor de LCD se você poderá ou não pressionar o Botão do disparo naquela condição de luz com os ajustes encontradas na câmera no momento.

Para que o Fotômetro entre em ação, geralmente basta pressionar um pouco o Botão de disparo (se pressionar por completo você estará registrando a foto) e observar se o Quadro de foco (dúvidas veja Botão do obturador) mudará de cor.
Nem todas as câmeras digitais básicas oferecem este recurso - Fotômetro.


Iluminação com Flash
O flash veio para compensar a falta de iluminação natural ou adicionar mais luz à imagem. É um recurso muito bom, entretanto, devemos usá-lo com cautela.

Sempre que você estiver preste a “fazer” uma foto em ambientes fechados ou com iluminação média, se for usar os recursos de leitura da imagem (foco e iluminação) de sua câmera, irá perceber que a mesma lhe indicará que deverá usar o flash. Mas nem sempre esta indicação será a melhor.

Acima, a foto mostra uma simples janela. A mesma não passa nenhuma mensagem.
Acima, a mesma foto sem o uso do flash. Perceba que agora temos “um clima diferente.”

Mas quando devo usar o flash então? A resposta é simples: sempre e nunca! Como estamos falando de câmeras digitais o melhor é – se a imagem deve ser registrada de qualquer jeito, use o Modo automático sempre.

Não gosto de usar o flash mas entendo que algumas pessoas ficam irritadas quando você fica procurando a melhor iluminação para registrar aquele momento – minha esposa que o diga! O que fazer então? “Bata” a foto no automático e depois “faça” a foto.

Sempre que quero registrar algo mudo para o Modo automático, depois digo que agora vou fazer do meu jeito e fico conversando enquanto procuro o melhor ajuste. No final, tenho a foto como eu gosto de ver e tenho a outra foto como as pessoas gostam. E muitas vezes a foto “feita” é que vai para o álbum ; )

Outra coisa que devemos ter em mente é que o uso do flash nos deixa – em alguns casos, muito feios : ). Já reparou nas fotos 3X4? Com a quase ausência de sombras parece que não temos nenhum volume, somos da espessura de uma folha de papel. Combinando isto com o aviso à “fotógrafa”: “Olha, não seria melhor colocar um outro fundo já que estou com blusa azul?...” Podemos então ter como resultado um homem sem volume e praticamente só com cabeça:
Foto 3x4 com flash "direto nos olhos."

A posição da câmera (na horizontal ou na vertical) com o flash ativado, também irá influenciar na posição da sombra e no desastre ou sucesso da imagem.
As fotos acima não foram ajustadas para evidenciar mais as sombras.

Para entender melhor como a posição da câmera com o flash ligado – ou outra fonte de luz, influencia na posição da sombra, adquira a nossa apostila.

Na mesma você também irá aprender que muitas vezes o flash é desnecessário e ligá-lo poderá “acabar” com a sua fotografia.

Bem pessoal, está foi a nossa Aula 02 do Módulo I. Dúvidas?... Coloque-as no cometário para que todos possa ler a pergunta e depois a resposta.

O que achou de nossa segunda aula? Coloque também nos comentários e deixe a sua opinião.

Este blog é feito para vocês e por vocês. Não deixe de participar e se prepare que já estaremos marcando a nossa primeira caçada fotográfica em breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

O seu comentário é muito importante para nós. Deixe aqui a sua dúvida, crítica ou sugestão que entraremos em contato o mais breve possível. Iremos ler o que você escreveu primeiro para depois publicarmos ou não. Isto para evitar constrangimentos e assuntos que não dizem respeito ao tema estudado.


Até mais,
Lucas Filho