quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Módulo I - Aula 01

AVISO:
Pedimos aos alunos que fizeram as suas inscrições até ontem 09/02/2011 que refaçam as suas inscrições clicando aqui, pois tivemos problema em nosso formulário que não estava apresentando o endereço de e-mail, desculpas por isto.
Não esqueça de indicar se deseja ou não adquirir o conteúdo digital que será enviado em módulos para o seu e-mail após confirmação do depósito.



Como fazer o curso da Imagem.:Pix.?
O curso de fotografia digital da Imagem.:Pix. proporciona a você caro aluno (a), uma tendência hoje usada por grandes instituições de ensino por todo o mundo.

Em uma vida cada vez mais rápida que encontramos pouco tempo para aprendermos algo novo, o ensino a distância nos permite fazer uso de novas tecnologias com a intenção de preencher o pouco espaço de tempo que temos.

Você pode participar do nosso curso de duas maneiras: a primeira é apenas acompanhando as aulas através das postagens do nosso blog. A segunda, é a de forma semi-presencial, onde você adquiri a apostila e também participa dos nossos encontros presenciais. Nas duas formas, as suas dúvidas devem ser postadas como comentários nas respectivas aulas e todos – alunos e professores, podem responder as suas dúvidas. Ou aproveite os encontros presenciais para fazer isto, já que os mesmos terão relação com os assuntos vistos nas aulas.

Se o conteúdo das aulas no blog já está completo, não leia todas elas de uma única vez. Acompanhe a aula de cada turma (há em cada aula a indicação da turma e aula em vigor), desta forma o conteúdo de sua aula será discutido no tempo certo.


Elementos básicos de uma câmera digital
Uma câmera digital diferencia-se de uma analógica principalmente pelo fato da digital não usar filme fotográfico para gravar as imagens. Veja a seguir alguns elementos que fazem parte de uma câmera digital:

Monitor LCD
Responsável pela visualização da imagem que poderá ser fotografada. Devemos ter imenso cuidado com o mesmo para evitar pancadas ou o contato com líquidos como água, álcool, etc.
Acima temos um destaque em vermelho na tela de LCD

É muito comum que as câmeras digitais de hoje só ofereçam a possibilidade de visualizar a imagem com a câmera ligada. Alguns modelos traziam um visor ótico como os encontrados em câmeras analógicas que independente da câmera estar ou não ligada, poderíamos ter uma boa ideia do que iríamos fotografar embora houvesse uma variação na visualização da imagem.

Botão do Obturador
Também conhecido como Botão de disparo. Geralmente localizado na parte superior da câmera. É o responsável em registra a imagem vista no monitor LCD transformando-a então em uma fotografia.

O mesmo também pode ser usado para verificar se a imagem visualizada irá ser gravada com foco e iluminação adequados. Para isto, devemos pressionar apenas um pouco o botão e verificar no monitor LCD as informações indicadas pela câmera. De uma forma geral, há uma mudança na cor do Quadro de foco que indicará se a imagem está com foco e luminosidade adequados segundo as
configurações de sua câmera naquele momento.

Acima temos destaques no Botão do Obturador e no Quadro de foco.

Consulte o manual de sua câmera digital para verificar se a mesma oferece este recurso. Algumas câmeras apenas oferecem o recurso de foco e não de luminosidade.


Flash
O flash é indicado para realçar algo em sua fotografia ou então compensar a falta de luz. As câmeras digitais básicas possuem apenas um flash e não permitem conectar um outro na mesma câmera. O uso do flash será estudado com bastante cautela depois e você descobrirá o motivo pelo qual muitas pessoas ficam “féias” em fotografias do tipo 3x4.

Observe o destaque do flash na figura acima.

Pixels e Resolução da imagem
Pixel (Picture X Element – Imagem X Elemento)
É o que forma uma imagem digital. Tem um formato de um quadrado onde uma imagem digital é  composta por vários desses quadrados dispostos um ao lado do outro. A medida que ampliamos uma imagem digital podemos visualizar melhor os pixels que a formam.

Foto: Em feira tudo é possível - Lucas Filho

Quer saber mais sobre pixels? Então confira em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/camera-digital-pixel.htm
Super CCD: Tecnologia criada e dominada pela Fujifilm que segundo a empresa,  "qualidade de imagem digital que se aproxima, ainda mais, da capacidade de  percepção da visão humana”. Os pixels são dispostos em formato de losângulo e não em quadrados.
http://www.fujifilm.com.br/produtos/mundo_digital/tecnologia_super_ccd/index.html
Há experimentos de uma lente em forma circular que pretende “ultrapassar” a visão humana!

Resolução da Imagem
O número de pixels está diretamente relacionada à Resolução da imagem. Em linhas gerais a  resolução de uma imagem pode ser interpretada como a qualidade da mesma. Quanto menor o número de pixels que formam a imagem, menor a resolução, menor o tamanho que iremos conseguir na impressão e menor a qualidade (menor também o tamanho do arquivo digital).

É por este fato que ao adquirirmos uma câmera digital devemos ficar atentos a sua capacidade em Mega Pixels (MP). Quanto maior este número, maiores os tamanhos da imagem que podemos obter na impressão e maior a qualidade (maior também o tamanho do arquivo digital). Câmeras com 2MP são suficientes para fotos de tamanhos mais convencionais como 10 X 15 cm. Mais que isto, só se você for amante de fotografia ou estiver pensando em algo mais profissional.

Para saber o tamanho que a sua fotografia poderá ser impressa basta realizar alguns cálculos. Se a sua câmera está pronta para fotografar com 1800px X 1200px, devemos converter este valor de pixels para cm. Primeiro tenha em mente que um impressão é feita através de DPI (Pontos por polegadas). O valor padrão para impressão de ótima qualidade é 300dpi. Por isso, devemos dividir os valores em pixels por este valor. Então, iremos primeiro dividir os valores em pixels por 300:

1800/ 300 = 6 (polegadas)
1200/ 300 = 4 (polegadas)

Feito isto, agora iremos converter os valores que estão em polegadas (4 e 6) para cm. Uma  polegada tem 2,54cm. Então devemos multiplicar este valor por cada polegada. Desta forma temos:

4 x 2,54 = 10,16
6 x 2,54 = 15,24

Note que os valores precisam ser arredondados. Se temos 10,16 o mesmo deverá ficar 10. Já 15,24 devemos obter 15. Ou seja com 1800 x 1200 pixels obteremos uma fotografia de 10 x 15 cm.
O arredondamento segue uma regra básica: se temos qualquer número com decimal menor que 50, arredondamos para baixo. Se igual ou maior que 50, arredondamos para cima. Por exemplo, 10,85 vira 11 e 10,47 vira 10.
Se não quer sair por aí fazendo cálculos e mais cálculos, adquira a nossa apostila. A mesma traz um quadro com alguns tamanhos e pixels já calculados.



O celular como câmera digital
Muitas pessoas adquirem um celular com câmera e só se preocupam qual a resolução da mesma. Se é 1.3MP, 2MP, etc. Entretanto, se quer unir o útil ao agradável, procurar por celulares com câmeras que tenham recursos interessantes pode ser uma boa saída.

Uma frase que eu digo: “Ao padeiro cabe os pães e ao sapateiro os sapatos.” Parece não cair muito bem em alguns celulares. Embora sejam “celulares”, possuem recursos bem interessantes de fotografia.

O meu celular tem apenas 1.3MP de resolução, mas oferece modos de disparo, temporizador, alguns efeitos, molduras, controle de branco, e algo que eu gostaria de ter em minha câmera digital: Regra dos terços.

Muitos destes assuntos mencionados como recursos do celular, nós iremos estudar em nosso curso.
Se você tiver algum celular com bons recursos de fotografia, por favor coloque nos comentários indicando marca e modelo e alguns recursos “de fotografia”. E se alguém trabalha em uma empresa que tenha um bom celular com câmera me envie um que eu posso testar e coloco aqui no curso – me envie de presente tá : )

Veja alguns modelos:
Sony Ericsson C905

• 8,1 megapixels com flash Xenon;
• Tampa de lentes ativa superior;
• Detecção de faces;
• Foco automático;
• Contraste inteligente;
• BestPic™;
• Geo-tagging com aGPS;
• Wi-Fi™.

LG KC910 renoir
Informações resumidas tiradas do site:
http://www.lge.com/br/celular/modelos/LG-KC910.jsp

• Redução de olhos vermelhos;
• Sensor de sorriso;
• Filtro de imperfeições;
• Disparo contínuo;
• Detecção de piscada;
• Estabilizador de imagem;
• Efeitos de cor;
• Balanço de brancos;
• Som do obturador.






Nokia N95
Informações resumidas tiradas do site:
http://www.nokia.com.br/produtos/celulares/nokia-n95-

• Sensor: CMOS, 5 megapíxels;
• Lentes Carl Zeiss: Tessar® Lens;
• Número F /Abertura: F2.8;
• Distância focal: 5.6 mm, 35 mm
(equivalente a 35mm.);
• Alcance focal: 10 cm ~ infinito;
• Distância de macro foco: 10-50 cm;
• Obturador mecânico :1/1000~1/4 s;
• Protetor de lentes;
• Até 5 Megapíxels.





Esperamos que tenha gostado de nossa primeira aula. Na semana que vem teremos a Aula 02 do Módulo I.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

O seu comentário é muito importante para nós. Deixe aqui a sua dúvida, crítica ou sugestão que entraremos em contato o mais breve possível. Iremos ler o que você escreveu primeiro para depois publicarmos ou não. Isto para evitar constrangimentos e assuntos que não dizem respeito ao tema estudado.


Até mais,
Lucas Filho