Já separou aquelas fotos que você “fez”, quer dizer “bateu” antes de iniciar o nosso curso?... pois bem vamos ver agora os erros mais comuns em fotografias e procure nas suas fotos estes erros.
Fusão
Quando registramos uma imagem com a nossa câmera a tendência é que objetos do primeiro plano (próximos a nós), do segundo (proximidade intermediária) e do terceiro (o que está longe), se fundam ou seja, tornem-se uma só. E dependendo do caso, aquele momento único poderá ser eternizado com alguns “adereços” indesejáveis. Veja a seguir:
Erro de Fusão |
Na foto anterior podemos notar que a nossa modelo está pendurada por um gancho.
Se você souber usar programas de retoque fotográfico – ou o estúdio que irá imprimir a sua fotografia oferecer este serviço, até poderá resolver este problema, se não, é melhor observar mais antes de “fazer” a foto para ela não sair “batida”!
Para resolver o problema da Fusão bastaria neste caso você ou a pessoa a ser fotografada mudar de lugar.
Posicionamento
Um dos erros mais comuns em uma fotografia é o Posicionamento. O mesmo consiste em você ou a pessoa fotografada se posicionar de forma errada na hora da foto. Veja a seguir:
Quem está na foto acima? Reconhece? |
Iluminação/ Contra luz
Um outro grande erro que podemos cometer é quando estamos em contra-luz (luz por trás do motivo fotografado) e fotografamos sem o uso do Flash. Desta forma o motivo sairá bastante escuro.
Entretanto, algumas fotos contra-luz podem nos oferecer grandes imagens, mas teremos que fazer várias fotos sempre ajustando a Abertura e a Velocidade até obtermos um bom resultado.
Veja a seguir a imagem deste erro:
Para resolver este problema devemos acionar o Flash quando estivermos contra-luz. Ou até mesmo dar a volta e fotografar com a luz por trás do fotógrafo – ou seja, você mesmo.
Controles de cor
Algumas vezes nos deparamos em situações nas quais as cores precisam ser ajustadas. Seja para destacar o motivo ou para tentar amenizar – e em alguns casos eliminar, as cores existentes na imagem.
Geralmente o Controle de cor já está disponível em uma câmera digital. O mesmo serve para ajustar as cores na hora de fazer a foto ou depois da mesma se encontrar na memória de sua câmera.
Consulte o manual de sua câmera e procure pelo recurso: Controle de cor ou Efeitos de cor.
Os controle de cor podem ser: Normal; Preto e branco; Sépia; R (red – vermelho); G (gree – verde); B (blue – azul); Negativo e Cores personalizadas (onde são ajustados R, G e B independentes).
Estes ajustes podem ser realizados.
Vamos agora ver a diferença de uma mesma fotografia com o Controle de cor ajustado para a maioria destes recursos.
Vale ressaltar que estes ajustes podem ser feitos mesmo fora da câmera usando softwares de retoques fotográficos como o Gimp ou Photoshop.
- Normal – Padrão das fotografias;
- Preto e branco – As cores assumiram tons de cinza;
- Sépia – As cores assumiram tons de marrom. Este controle será visto melhor quando estivermos estudando sobre efeitos;
- R (red – vermelho) – Neutralizou boa parte do verde (note a parede na imagem 1) e realçou o tom de pele;
- G (gree – verde) – Destacou o verde (note a parede e os detalhes em verde na camisa em relação a imagem 1). Alterou a cor da pele;
- B (blue – azul) – Alterou drasticamente a cor verde da parede e deixou o verde dos detalhes da camisa com aspecto “lavado” (sem força na cor). Realçou os detalhes em azul da camisa.
Os resultados obtidos podem variar de acordo com a câmera, luminosidade e os tons de cor do motivo fotografado. Experimente fotografar motivos bem coloridos e faça as alterações do Controle de cor para conhecer melhor este recurso de sua câmera.
O Controle de cor / Negativo, como o próprio nome já diz, converterá as cores do motivo fotografado para a sua cor negativa. Embora não seja muito frequente o seu uso, a mesma poderá resultar em imagens no mínimo bem diferentes. Este controle será visto melhor quando estivermos estudando sobre efeitos. Veja a seguir:
Acima temos na coluna da direita a fotografia normal e na coluna esquerda a mesmafotografiano Controle de cor/ Negativo. |
Até mais,
Lucas Filho